Pioneirismo, criatividade e qualidade. Essas características marcaram o Bob's desde sua criação, em 1952, pelo americano Robert Falkenburg, campeão de tênis no torneio de Wimbledon em 1948 e 1949. O conceito do fast-food ainda não existia no país, quando o jovem tenista vislumbrou a possibilidade de fazer sucesso no Rio de Janeiro.

Em 1951, Bob – como era chamado pelos amigos – abriu a Falkenburg Sorvetes Ltda., que vendia exclusivamente sorvete de baunilha, com máquinas e receitas trazidas dos Estados Unidos. Incentivado pelos amigos, um ano depois, inaugurou a primeira loja Bob's na Rua Domingos Ferreira, em Copacabana (RJ), lançando no Brasil o hot dog, o hambúrguer, o milk shake e o sundae. Ele é o pai do fast-food brasileiro. De lá pra cá, o Bob's só fez crescer, vendendo o que há de mais saboroso em hambúrgueres e sundaes, além do inigualável Milk Shake de Ovomaltine.

Em 2014, fechou o ano com 1.127 pontos de venda. É presença marcante nas 26 capitais do país e no Distrito Federal e nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro.

Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo de seis décadas, procurando atender ao gosto e ao paladar brasileiro.

A marca também está presente em Angola, África, e no Chile, América Latina.

http://www.bobs.com.br

Em todas as suas marcas a BFFC oferece aos jovens brasileiros a chance do primeiro emprego com grandes chances de desenvolver carreira. Experiências como a do Gilson e da Luana estão impressas na história da organização.

 

“O Bob's é a empresa da minha vida”

 

Gilson Pereira da Conceição entrou no Bob's já pensando em sair. Como estava de casamento marcado aceitou ser atendente enquanto aguardava uma oportunidade melhor. Atualmente, com 25 anos de empresa é o supervisor de Operações de Lojas Próprias.

“Assim que comecei a trabalhar no Bob's, percebi que poderia fazer carreira, uma vez que em pouco tempo meu gerente me incentivou a realizar uma prova para ser monitor. Devo muito ao Bob's, aqui aprendi a me relacionar melhor com os outros – era muito introvertido – terminei o Ensino Médio e me formei em Administração de Empresas.”

Para Gilson, qualquer pessoa pode conseguir o que quer desde que se determine a fazer isso e o ambiente ajude: “Se não fosse o Bob's incentivar os seus gerentes a obterem o diploma de nível superior completo, provavelmente não teria me formado em uma faculdade”.

A experiência de Gilson é ampla, passou por várias lojas no Rio de Janeiro:
“Buscava sempre que minha equipe me visse, não apenas como um gerente, mas como um colega que está ao lado para o que der e vier. Se tivesse que varrer o chão, varria, se tivesse que ir para o balcão, ia. Servindo como exemplo, conquistava o comprometimento de todos”.

Gilson foi Consultor de Campo, Consultor de Franquia, Consultor Internacional, liderou as equipes de Operações nos projetos de implantação da marca em Angola (2005) e Chile (2009). Em 2014, assumiu a nova função.

“Gosto e me orgulho muito do meu trabalho, este foi um casamento que deu certo. O Bob's é a empresa da minha vida.”

 

“Gostar do meu trabalho faz toda a diferença”

Comprometimento, dedicação e motivação. Essas foram as principais qualidades que levaram Luana Raquel de Andrade Vidal, 23 anos, à rápida ascensão no seu primeiro emprego.

Em 2013, Luana entrou na empresa como atendente na loja da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro. Rapidamente, seu envolvimento com o trabalho possibilitou a promoção à monitora.

“Gostar do meu trabalho faz toda a diferença. Sinto-me motivada pela maneira como a empresa me valoriza. Agradeço a oportunidade, pois aqui foi o meu primeiro emprego. Tenho planos de crescer no Bob's, já que isso é possível e acreditam em mim. Minha meta é ser gerente e estou me preparando para tanto”, revela Luana.

A monitora também é responsável pela realização de treinamentos para os novos e atuais colaboradores. “Treinamentos são muito úteis para a padronização de procedimentos. Quando benfeitos todos recebem bem os novos conhecimentos. E os monitores, junto com os gerentes, têm a função de colocá-los em prática, supervisionando a postura e atuação da equipe.”

O Bob's oferece emprego a pessoas de todas as idades, inclusive para aqueles que têm mais de 45 anos, estabelecendo uma relação com esse público que enfrenta dificuldades para a inserção no mercado de trabalho. Na marca, o programa que emprega idosos chama-se Melhor Idade e foi criado em 2003, já recebeu o Prêmio ABF – Afras Destaque em Responsabilidade Social e várias moções da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

 

“A oportunidade chegou na hora que eu precisava”

Um dos seus melhores representantes do Melhor Idade é Ana Eliana Marques de Souza, que começou no Bob's junto com o programa, em 2003, e está perto de comemorar 12 anos de empresa.

“Comecei exatamente na mesma loja que estou agora – Saens Peña, Rio de Janeiro –, mas passei por várias outras. A oportunidade de trabalhar fora veio por meio do Bob's, antes eu ficava em casa criando os filhos. Os filhos cresceram e foi para ajudar nas despesas que resolvi trabalhar. Aqui aprendi muito e fiz vários amigos.”

Ela conta que o programa Melhor Idade evoluiu com o tempo. Atualmente, Eliana desenvolve várias atividades na loja, atuando em diferentes postos operacionais. “No Bob's pretendo trabalhar enquanto tiver condições físicas e até me aposentar.”

Com o objetivo de integrar o portador de necessidades especiais no ambiente de trabalho, auxiliando no seu desenvolvimento, a BFFC abre vagas para esse público indo além do que é exigido pela legislação.

Para a organização ter portadores de necessidades especiais trabalhando em seus restaurantes, é abrir-se à diversidade, aceitando as diferenças.

Por isso, nas lojas das marcas da BFFC são contratados portadores de necessidades especiais que desempenham suas funções com eficiência e qualidade, como é o caso do atendente Márcio Francisco da Silva.

 

“Para crescer, basta querer”

Aos 38 anos, o atendente Márcio trabalha há 11 anos no Bob's, e conta que ingressou na empresa através de um processo seletivo para Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

Márcio, que quando criança teve paralisia infantil (poliomielite), iniciou sua carreira no extinto “Bob's Fone”, serviço de captação de pedidos por telefone, onde permaneceu por seis anos. Colaborador e proativo, destacou-se em todas as equipes por onde passou como atendente: atuou nas lojas da Avenida Brasil (antiga sede), Botafogo (Repsol), Caxias, Barra da Tijuca (Carrefour) e Centro (Rua Senador Dantas).

Hoje, faz parte da loja Saens Peña, e afirma: “Tenho uma excelente relação com os colegas de trabalho, nossa equipe é muito unida. Busco compartilhar meus conhecimentos com os mais novos e motivá-los sempre, com atitudes positivas”.

Para ele, o Bob's é uma ótima empresa para se trabalhar, pois oferece oportunidades de crescimento e promove a inclusão de centenas de profissionais no mercado de trabalho: para os PNEs, para quem está começando a carreira e para os maiores de 60 anos, através do programa Melhor Idade.

“É uma empresa justa, onde indicações não funcionam. Aqui, para crescer basta querer, depende somente do colaborador. O reconhecimento sempre surge via merecimento”, diz Márcio, destacando a importância do treinamento Bob's.