Com uma programação variada de ações de capacitação e desenvolvimento, em 2014, durante 368 horas, a Universidade Corporativa da BFFC ofereceu treinamento de qualidade a 291 franqueados e 37 colaboradores dos Centros de Atendimento a Restaurantes (Rio de Janeiro e São Paulo).

Entre os cursos ministrados estavam:

Gestão de Pessoas: voltado para aqueles que querem aprender como gerenciar melhor a sua equipe para obter excelentes resultados.
Jogo de Negócios: perfeito para quem quer alavancar ainda mais a sua loja.

Para cada curso foram formadas dez diferentes turmas.

Outro treinamento desenvolvido pela UC foi O Craque É Você, que por meio de um jogo dissemina os conceitos da Nova Oferta Bob's de forma lúdica e dinâmica, aplica-os na rotina de trabalho das equipes da loja. Com o desenvolvimento de um contexto didático diferenciado, ele promove a integração das equipes de turnos distintos, despertando em todos os envolvidos o senso de responsabilidade em gerar uma experiência completa e agradável de trabalho para os integrantes dos restaurantes, desde o atendente ao franqueado.

Para esse curso, foram formadas várias turmas em todas as regiões do país, num total de 424 horas, envolvendo 507 participantes.

Centro de Excelência

A UC da BFFC é um centro de excelência em educação, situada fisicamente em São Paulo na região de Alphaville, mas presente e atuante em todo o país.

Seus cursos abordam temas relacionados ao mercado de varejo e food service, priorizando o desenvolvimento das equipes, excelência no atendimento – tendo como meta a oferta de uma experiência de consumo diferenciada ao cliente em todos os pontos de venda –, relacionamento interpessoal, motivação, entre outros.

A Universidade proporciona o treinamento e o desenvolvimento de toda a cadeia de valor da BFFC, focando prioritariamente nos colaboradores, franqueados e colaboradores dos franqueados, apoiando e contribuindo para o atingimento das estratégias do negócio.


Histórico

Foi no ano de 2011 que a BFFC inaugurou sua Universidade Corporativa, com o objetivo de avançar nas fronteiras do conhecimento nos pilares de liderança, excelência operacional, mercado e educação socioambiental, produzindo e transmitindo ideias, dados e informações, além de conservá-los e sistematizá-los, de modo a contribuir para o desenvolvimento da empresa, do mercado de varejo/fast-food, da sociedade e do país.

A Universidade foi idealizada pelo presidente Ricardo Bomeny e surgiu do entendimento de que empresas que investem em educação, treinamento e desenvolvimento, investem em sua competitividade, investem em pessoas e produzem resultados diferenciados por meio dos seus recursos humanos.

Sob a Gestão da Área de Recursos Humanos, a UC da BFFC foi constituída com base nos seguintes direcionadores: Estratégias Organizacionais, Cultura, Missão, Visão e Valores, Competências, Pesquisas e Mercado.

O treinamento da BFFC é direcionado para que todos os profissionais envolvidos com as suas marcas – do franqueado ao atendente – tenham como foco encantar o cliente, oferecendo excelência operacional, traduzida em uma agradável experiência de consumo em todos os pontos de venda da empresa.

As marcas sabem que para ter excelência em produtos e serviços é preciso estabelecer um treinamento contínuo e de qualidade.

Os treinamentos ministrados pelo Bob's têm como objetivo capacitar franqueados e colaboradores nos procedimentos e padrões operacionais que atendam às expectativas dos clientes da rede.

Esses treinamentos são teóricos, práticos e comportamentais. Os teóricos e práticos são realizados nos Centros de Referência Operacional, enquanto os comportamentais são ministrados pela Universidade Corporativa da BFFC.

Os CTROs em todo o país – lojas próprias e de franqueados – funcionam no estado da arte, com excelência operacional no que se refere à qualidade dos serviços, segurança alimentar e gestão do negócio.

O conceito dos CRTOs foi criado para atender à demanda e expansão da marca Bob's e atingir a excelência operacional por meio de um treinamento prático, direto nos restaurantes da rede.

No ano de 2014 foram treinadas centenas de pessoas em todo o país.

A rede também possui um portal de treinamento onde os colaboradores encontram videoteca, fichas técnicas de todos os produtos, os manuais da empresa, testes simulados, vários cursos etc. O portal foi criado como uma ferramenta complementar ao treinamento aplicado no restaurante.

A principal ideia que motivou seu lançamento foi o aumento da interatividade e a possibilidade de criar uma rede onde os colaboradores possam aprender, trocar informações relacionadas aos procedimentos e padrões e principalmente esclarecer dúvidas, possibilitando uma comunicação rápida e fácil entre o setor de treinamento e cada colaborador no seu restaurante.

A empresa ainda promove periodicamente os Ciclos de Treinamento, que reúnem o staff de operações da rede de todo o país para capacitação, reuniões de trabalho e alinhamento de objetivos estratégicos da organização.

O treinamento operacional na marca Yoggi é realizado em dez dias, sendo cinco dias em uma das lojas próprias com o sócio operador e o gerente e cinco dias na loja do franqueado com toda a equipe. A loja e a região do treinamento dependerão do modelo de negócio contratado pelo franqueado. Além dos manuais operacionais, o Yoggi possui Pops (Procedimentos Operacionais Padrão) à disposição para consulta durante e após o treinamento.

Na Doggis a equipe gerencial é treinada durante 30 dias consecutivos, enquanto novos franqueados passam por uma capacitação de sete dias e atendentes, 15 dias. A empresa possui manuais de operações que são colocados à disposição para consulta, durante e após o treinamento.

Na KFC todo profissional quando ingressa recebe um treinamento de integração. Depois é direcionado para a loja onde é capacitado em todas as áreas de produção e serviço durante 45 dias. Além disso, periodicamente, é reciclado e reavaliado.

Para treinar franqueados e equipe gerencial, a empresa conta com a loja-escola que funciona na Presidente Vargas, no Rio de Janeiro (RJ).

Para treinar gerentes e colaboradores, a Pizza Hut conta com uma equipe especializada. A maior parte dos treinamentos é realizada nos próprios restaurantes e ministrada pelos gerentes e coordenadores. A empresa também promove treinamentos de segurança alimentar, segurança do trabalho e realiza mensalmente integração para todos os colaboradores que estão começando. Cursos de reciclagem em gestão de pessoas, liderança e cultura são realizados anualmente para toda a equipe de liderança.

Ainda na Pizza Hut existem materiais para construção de conhecimento e informativos para a constante reciclagem dos colaboradores, tais como os manuais operacionais e o Jornal Cardápio.