Dois amigos empreendedores do Chile, Oscar Fuenzalida e Ricardo Duch, decidiram apostar em um novo formato de fast-food: refeição completa através do hot dog como um produto elaborado e de alta qualidade, a preços competitivos. A ideia deu certo, e assim nasceu o Grupo de Empresas Doggis S.A. (GED), criado na década de 1990.

Em 1995, foram abertas, simultaneamente, duas operações franqueadas nas cidades de Concepción – ao sul de Santiago – e La Serena – ao norte. Atualmente, a Doggis possui cerca de 150 pontos de venda distribuídos por todo o Chile, sendo a maior rede da América Latina especializada em hot dog.

Em 2008, a BFFC fechou parceria com o GED para ser a responsável pelo desenvolvimento e expansão da marca Doggis no Brasil, enquanto o GED passou a desenvolver o Bob's no Chile.

A primeira loja Doggis no país foi inaugurada na cidade do Rio de Janeiro, em meados de 2009, no Shopping Grande Rio. A marca fechou o ano de 2014 com 31 pontos de venda.

Doggis apresenta em seu cardápio diversos sabores de hot dog e valoriza ser uma especialista em hot dog. O cliente escolhe o sabor e o tamanho da salsicha, que pode ser médio ou grande. Outro diferencial são as sobremesas, sundaes e sorvetes e o já famoso Ciclone, sorvete de baunilha batido com calda de chocolate, morango ou doce de leite e com topping de amendoim com chocolate, merengue ou confete.

http://www.doggis.com.br

Adriana Assunção Gomes costuma dizer que foi a Doggis que a escolheu: “Trabalhava como consultora da BFFC e, entre outras funções, orientava o treinamento da loja da marca no Barra Shopping, Rio de Janeiro. Um belo dia, em 2014, a BFFC me convidou a assumir a loja como franqueada interina, como adoro desafios e cachorro quente me remete a boas memórias da infância, aceitei”.

Adriana é um exemplo de franqueada que sabe lidar com os seus colaboradores de uma forma toda especial, incentivando-os o tempo todo para o crescimento, não só profissional como também socioeconômico.

Volta e meia, ela os homenageia com presentes nas mais variadas épocas do ano: cestas básicas, pizzas, ingressos de cinema, créditos de celular etc.

“Minhas escolhas têm como foco o que eles gostam. Por outro lado, também incentivo para que eles continuem os estudos, finalizando o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em aulas ministradas gratuitamente aqui mesmo no shopping, facilitando a frequência em função da proximidade com o trabalho.”

Três colaboradoras Daniela, Thaís e Waleska, incentivadas por Adriana, já voltaram para os bancos escolares e estão se saindo muito bem.

É a monitora Daniela Faustino quem fala: “Estou cursando no Barra Shopping o último ano do Ensino Médio, quando acabar quero fazer Medicina”, ressaltando que o melhor da loja é a boa comunicação existente entre a equipe: “Aqui somos muito unidos”.

A supervisora Luane de Souza Carvalho tem no sorriso sua melhor ferramenta para a venda: “Gosto muito de atender aos clientes, todos me acham muito simpática”.

A maioria dos colaboradores da Doggis Barra-Shopping está no seu primeiro emprego. Foi a loja que abriu para eles as portas do mercado de trabalho.

Um bom exemplo é Raí da Silva Furtado, campeão de brindes em função do

seu excelente desempenho. Raí faz um sanduíche como ninguém: totalmente dentro do padrão Doggis de qualidade e, ainda por cima, com muita agilidade. “É por fazer um sanduiche perfeito, que gosto de ficar na cozinha”. Além do melhor sanduíche da loja, o atendente é conhecido como o produtor do melhor purê da marca.

O gerente Denis Costa Vidal, de 21 anos, é o mais experiente, mas há 4 anos a Doggis também foi o seu primeiro emprego. Começou como atendente, depois foi a monitor, supervisor e finalmente gerente: “Nessa empresa é possível crescer, aqui me desenvolvi muito e agora quero fazer uma faculdade – Administração ou Contabilidade –, pretendo continuar na Doggis e chegar a Consultor de Campo. A franqueada ouve minhas ideias, aceita minhas sugestões, e assim participo da gestão da loja. Sou um gerente que acompanha de perto o funcionamento da equipe e estou com todos para o que for preciso”.

Adriana finaliza ressaltando que com ações simples de reconhecimento, incentivo, aproximação e companheirismo conseguiu diminuir sensivelmente o turnover da loja: “A maioria das nossas ações são bem simples – como disponibilizar computadores incentivando cursos online e permitir a troca de lanches com outras marcas na Praça de Alimentação – contudo, nada é tão grande como a fidelidade que eles demonstram e o prazer que eles têm em trabalhar na Doggis”.