A Nova Oferta Bob's é muito mais que uma loja moderna, aconchegante, rápida e tecnológica. Desde o primeiro momento, quando os novos produtos e serviços eram conceitos que se formavam na cabeça dos principais gestores da marca, sua origem já tinha como base o princípio da sustentabilidade, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

Foi por isso que o dispêndio de energia e água, elementos que impactam a sociedade e que são itens de grande consumo nas lojas da rede, passou por inúmeros estudos, buscando soluções e processos que visavam ao uso inteligente desses recursos e, consequentemente, à redução. A parte elétrica, por exemplo, foi dividida em dois grupos: equipamentos e instalações prediais (loja).

No quesito equipamentos o compromisso foi o de buscar fornecedores com uma tecnologia que oferecesse o melhor desempenho no consumo de energia, com significativa redução.

Na parte predial, foi feita uma mudança na iluminação com o uso de lâmpadas de LED. Esta tecnologia tem um custo mais elevado de implantação, mas, em compensação, oferece uma grande redução no consumo de energia.

Outra boa redução no consumo de energia veio por meio da homologação de ares-condicionados bem mais econômicos. Na parte relacionada ao uso da água, foram instalados sistemas de fechamento automático nas torneiras dos banheiros e reduzido o número de pontos de água no projeto, deixando apenas o essencial para a boa operação da loja.

Com relação ao mobiliário, toda a matéria utilizada e o acabamento são de madeira de reflorestamento ou certificada, fornecida por empresas que seguem padrões rigorosos e são monitoradas pelo uso desse tipo de matéria-prima.

Nos revestimentos o cuidado foi utilizar apenas fornecedores alinhados com processos fabris aprovados e regulamentados que não agridem o meio ambiente.

Para o tratamento do lixo houve a criação de uma sala específica na própria loja, onde são armazenadas as embalagens de papelão para reciclagem, bem como todo o óleo da fritura, que é acondicionado em galões e recolhido por empresas especializadas que fazem o reúso em outros segmentos. Com isso, a marca contribui com a redução a emissão de óleo nas redes de esgoto, que causa contaminação de rios e lagos e entupimento nas redes de cidades.

Como inovação, foram projetadas lixeiras para os clientes visando à coleta seletiva do lixo. A própria lixeira foi feita com elementos reciclados como os latões de óleo de uso industrial que o fornecedor do mobiliário utilizava em sua fábrica para armazenar e descartar serragem e que agora estão sendo reaproveitados na fabricação das lixeiras das lojas Bob's.

É o Diretor de Design e Construção, da Divisão de Desenvolvimento da BFFC, Marcelo Tristão, quem explica: “Estamos utilizando um processo construtivo que chamo de ‘uma loja menos construída e mais montada’, o que reduz os resíduos de obra. É um processo mais fabril onde os elementos já chegam prontos na loja e são montados no local. O próprio material utilizado nas fachadas tem, em sua maioria, base de alumínio que pode ser 100% reciclado”.

Marcelo complementa: “Com a experiência da Nova Oferta Bob's tivemos a oportunidade de mergulhar e estudar alternativas e soluções sustentáveis para os nossos projetos, com isso, algumas das soluções construtivas utilizadas na Nova Oferta já fazem parte da rotina de projetos do grupo e, com certeza, farão parte das revisões de projetos das demais marcas. Um olhar diferente sobre os caminhos que seguiremos na renovação de suas imagens”.

 

Além de sustentabilidade o que é a Nova Oferta

 

A Nova Oferta apresenta inúmeros diferenciais. Oferece em seu cardápio produtos mais naturais e caseiros e dá ao cliente flexibilidade para escolher qualquer sanduíche de acordo com a sua fome, nos tamanhos P, M e G, colocando ou retirando ingredientes para deixar tudo do jeito que ele quer.

Isso sem falar na abundância de molhos, nos adicionais sempre à mão e no sistema de autosserviço de refrigerante. Outra grande novidade são os terminais de autoatendimento onde o cliente, com liberdade e agilidade, escolhe o seu combo, monta o seu sanduíche – acrescentando ou retirando qualquer item – e realiza o pagamento por meio de cartão.

Entre estudos, pesquisas e desenvolvimento do novo conceito foram consumidos dois anos. Sem perder a essência, a marca Bob's conquistou um olhar novo, mostrando que é capaz de manter-se alinhada com o que há de mais moderno em nível mundial. Nem toda visita ao Bob's precisa ser igual. Mas precisa sempre ser deliciosa. No capricho.