A Pizza Hut está presente nos cinco continentes em mais de 130 países. A rede conta com mais de 14.000 restaurantes ao redor do mundo e emprega mais de 250.000 pessoas apenas nos Estados Unidos. Por dia, 11,5 milhões de pizzas são vendidas para mais de 4 milhões de consumidores da Pizza Hut no mundo. No Brasil, são dezenas de restaurantes distribuídos pelos estados, atingindo o número de 1 milhão de pessoas consumindo Pizza Hut por mês.

A marca foi criada por dois irmãos em Wichita, Kansas, Dan e Frank Caney que resolveram abrir uma pizzaria, em 1958. Com apenas 500 dólares emprestados de sua mãe, eles inauguraram a primeira loja em sua cidade. O restaurante ficava em um edifício desocupado com telhado de cabana, onde havia uma placa de sinalização com espaço para oito letras. A mulher de Dan então sugeriu a palavra hut (cabana).

Em 1968, a Pizza Hut entrou no mercado internacional com a abertura do primeiro restaurante no Canadá.

Na Grande São Paulo, a Pizza Hut é administrada pela Internacional Restaurantes do Brasil (IRB) desde 1999, empresa reconhecida pela sua excelência na operação de restaurantes. Desde agosto de 2008, a Internacional Restaurantes do Brasil (IRB) pertence ao grupo BFFC.

O trabalho desenvolvido com a marca adota como premissas a qualidade de seus produtos e serviços, o respeito ao mercado, aos consumidores, parceiros e colaboradores e a responsabilidade social que uma empresa deve ter, desde a geração de emprego até a gestão responsável de seus recursos.

A BFFC encerrou o ano de 2014 com 32 restaurantes da Pizza Hut na cidade de São Paulo e três na grande ABC.

http://www.pizzahutsp.com.br.

Aprendendo com os mais velhos

 

O Programa Atividade da Pizza Hut oferece oportunidade de recolocação no mercado de trabalho a pessoas com mais de 60 anos. Criado em 2003, foi desenvolvido a partir de pesquisas realizadas pelo IBGE que mostravam o número de profissionais idosos e ativos na sociedade e suas necessidades.

Além da oportunidade profissional, o programa oferece benefícios como planos de saúde e odontológico – importantes para pessoas nessa faixa de idade – cesta básica, remuneração acima da média de mercado, seguro de vida e alimentação no local.

Atualmente, 10% do quadro funcional é de participantes do programa, que recebem treinamento específico para todas as atividades existentes nos restaurantes. É desejável que, nos próximos anos, este número percentual aumente para 15.

Há também plano de carreira, alguns integrantes ingressaram como atendentes e ascendem a supervisores ou gerentes de unidades.

São muitos os elogios recebidos, seja pelo ótimo atendimento que os participantes do programa oferecem, seja pela iniciativa da empresa, que é muito bem-vista pela sociedade.

A Pizza Hut acha ótimo ter pessoas experientes em seu quadro funcional. Os mais jovens aprendem muito com os mais velhos. Essa troca de experiências é positiva para ambos os lados.

“Eu tive um revés em minha vida e decidi voltar a trabalhar, aí eu enviei currículos para vários lugares e a Pizza Hut foi um deles. De repente, depois de algum tempo, eu recebi um telefonema, fiz uma entrevista e automaticamente me contrataram. Eu fiquei muito empolgada em fazer parte dessa equipe maravilhosa! Já estou aqui há nove anos e adoro receber as pessoas, lidar com o público é muito legal e essa troca entre os colaboradores mais jovens e nós do Programa Atividade é muito interessante. Aprendemos muito uns com os outros! Hoje eu me sinto como uma mãezona de todos.”

Lucília Souza Carinha tem 76 anos, é da Unidade

Pinheiros e trabalha desde 2006 na Pizza Hut

Solidariedade sem paternalismo

 

O programa Profissão para Todos teve início em 2003, para garantir o cumprimento da legislação de cotas para deficientes (4% dos colaboradores).

Em 2013, foi transformado em um facilitador visando ao desenvolvimento do trabalho com a diversidade, respeito, convívio, educação, tolerância e liderança dentro dos restaurantes. Uma forma de iniciar um trabalho social sustentável.

Com esse foco, a empresa procurou a parceria da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) para auxiliar a garantir um programa com consistência. Na ocasião, foram investidos R$ 66.000 no desenvolvimento e contratação de dez profissionais com deficiência intelectual.

Atualmente, o programa é um facilitador do processo de inclusão, atuando desde a preparação do ambiente do trabalho por meio de sensibilização dos colaboradores e lideranças até o processo de contratação e adaptação dos novos colaboradores ao ambiente organizacional.

“Aqui todo mundo é muito legal, colegas e clientes. Meu trabalho é ficar atendendo a todos, tirando bebidas e levando bandejas para as mesas. Gosto muito do que eu faço, tenho 24 anos e trabalho na Pizza Hut desde agosto de 2013.”

Aline Franciele Pereira Silva foi indicada

pela Apae e selecionada para trabalhar

na Unidade Pinheiros

Ensinando a crescer

 

Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento e crescimento daqueles que começam na empresa como atendentes e/ou instrutores, a Pizza Hut oferece para esses profissionais a oportunidade de se transformarem em gerentes, por meio do Programa Desenvolvimento, um treinamento que aborda, entre outros, os seguintes temas: padrões operacionais, segurança alimentar, liderança, comunicação, planejamento, trabalho em equipe.

A empresa forma, em média, quatro turmas de 50 pessoas por ano. O programa promove o crescimento interno, envolvimento e valorização dos profissionais que vislumbram a possibilidade de carreira.

“Entrei para a Pizza Hut em novembro de 2008, comecei como atendente, depois passei para atendente especializada e, no final de 2010, cheguei a coordenadora. Em setembro de 2014, fiz o Treinamento para Gestores e em novembro passei a gerente júnior. No curso aprendi a ter uma visão gerencial, a lidar com pessoas, abertura e fechamento de caixa, ler o PL – Perdas e Lucros etc. De um a dez, me dou sete, ainda falta aprender algumas coisas. Minha meta é ser gerente assistente, vou chegar lá, com o auxílio dos meus colegas e aprendendo na prática.”

Edielma da Silva Borges,

gerente júnior da Unidade Shopping Plaza Tietê

Ampliando horizontes

 

Visando agregar valor aos seus profissionais e à organização, a Pizza Hut investe na educação e desenvolvimento de seus talentos, disponibilizando bolsas que vão de 35% a 100% para cursos de nível superior, pós-graduação, idiomas e outros.

Todo o quadro gerencial dos restaurantes e a equipe do Centro de Atendimento aos Restaurantes (CAR) pode solicitar o benefício, do início ao fim do curso. As exigências são poucas e incluem, entre outras coisas: uma boa avaliação de desempenho, a escolha de um curso compatível com o negócio e a não reprovação.

Em 2014 foram investidos no programa R$ 29.071,96.

“Estou no quarto semestre da Faculdade Sumaré de Ciências Contábeis, em Perdizes (SP), tive acesso ao benefício em 2014, para mim foi um grande incentivo para que voltasse a estudar. Na verdade, a iniciativa é boa para os dois lados. Para o colaborador é crescimento profissional, enquanto para a empresa é ter colaboradores cada vez mais capacitados.”

Vanessa Alves de Paiva é analista de

Controladoria e trabalha no Centro de

Atendimento a Restaurantes (CAR/SP) desde 2014

Para incentivar e valorizar aqueles que se destacam em variadas áreas, a Pizza Hut patrocinou um músico e uma atleta durante o ano de 2014.

João Batista, o músico, que trabalha na Unidade Bandeirantes, toca bateria e ganhou o instrumento da empresa, que também é responsável pela sua manutenção.

Alessandra, a atleta, que trabalha na Unidade Cumbica, é lutadora de jiu-jítsu, e recebeu quimonos, inscrições e passagens para participar de algumas competições.

“De dia sou atendente de restaurante, à noite sou músico, nas duas funções a Pizza Hut faz parte da minha vida. Ingressei na empresa em 2005 e desde 2014 tenho a Pizza Hut como patrocinadora. Foi ela que financiou minha bateria e é responsável pela manutenção do instrumento, inclusive fornecendo, periodicamente, as baquetas, que são de madeira. Foi nosso líder Jorge Aguirre que me viu tocando em um bar e decidiu que a empresa iria me patrocinar. Hoje levo o nome da Pizza Hut no boné, na camisa e na bateria em todos os eventos que participo e não são poucos.”

João Batista de Sá Teles Cunha

é atendente da Unidade Bandeirantes

“Com o patrocínio da Pizza Hut eu conquistei vários títulos importantes no jiu-jítsu, como a medalha de bronze no Pan-Americano disputado em São Paulo, o vice-campeonato no Mundial sem Quimono, disputado em Santo Amaro pela Confederação Brasileira de Jiu-jítsu Esportivo, além de dois títulos internacionais, disputados em Florianópolis e promovidos pela IBJJF, principal federação do esporte no mundo. Agora, sempre com a ajuda da Pizza Hut, estou me preparando para a seletiva do Pan-Americano e do torneio que acontecerá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.”

Alessandra Leite dos Santos é atendente em Cumbica,

Terminal 2, tem 20 anos, e é faixa azul de jiu-jítsu

na categoria peso pena de até 60 kg

A empresa edita um informativo interno, Jornal Cardápio, com oito páginas e distribuído bimestralmente, diretamente na casa de cada colaborador, via Correios. Também trabalha com murais nos restaurantes onde oferece várias dicas para toda a turma, inclusive como controlar melhor suas finanças. E, anualmente, comemora as datas mais importantes como Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças etc.